22 fev 21

Transferência de Estoque facilita a gestão de peças

O Prêmio Inovação está a todo vapor em sua etapa de avaliação de ideias pelos gestores e implantação das ideias aprovadas pelo time. Mas além disso, o Vix Labs também está “acelerando” algumas ideias que foram selecionadas pela diretoria, e entre elas está “Transferência Inteligente de Estoque” que visa realizar ajustes no SAP para sinalizar itens que estejam sem movimentação ou que tenham baixo giro. Tudo isso para reduzir custos, automatizar processos e facilitar a gestão de estoque.

 

Entrevistamos um dos profissionais envolvidos no projeto, que conta mais sobre a iniciativa.

 

Vix Labs: O que é o projeto Transferência Inteligente de Estoque?

Eli de Almeida: O projeto tem como premissas mudanças no procedimento de transferências de estoque, parametrizando o SAP para identificar as possibilidades de transferência em casos de itens sem movimentação há mais de 90 ou 120 dias; baixo giro do item no respectivo centro de origem e/ou apresentação na requisição de compra dos itens em estoque com saldo em depósitos próximos ao de origem da requisição.

 

Os principais recursos do projeto são:

  • Geração automática dos relatórios, via SAP, contendo todas as informações necessárias, como sugestão de transferência/vendas (itens, centros de origem, possíveis centros de destinos, valor aproximado de frete, etc.), para facilitar a tomada de decisão das partes envolvidas;
  • Automatização da geração de NF de transferência entre centros/venda entre empresas;
  • Disponibilização de relatórios gerenciais para acompanhamento.

 

Vix Labs: Como surgiu a ideia do projeto? Qual(is) problema(s) vocês querem resolver?

Eli de Almeida: Surgiu a partir da avaliação dos nossos indicadores: evolução do saldo de estoque, itens sem movimentação há mais de 120 dias, giro de estoque e transferências de estoques. Também ouvimos as partes envolvidas no processos sobre suas dores. A partir daí levantamos os seguintes problemas:

  • Falta de metodologia para definição dos itens a serem transferidos;
  • Sistema não tem parametrização para automação das transferências entre centros/vendas entre empresas do Grupo;
  • Dificuldade para “desapego”;
  • Muita burocracia e lentidão.

 

“O engajamento do time na realização das mudanças é muito importante, pois incentiva os colaboradores a se tornarem profissionais e pessoas melhores continuamente.”

Eli de Almeida, Analista de Suprimentos

 

Vix Labs: Quais serão os principais ganhos, para a VIX e para o time envolvido diretamente?

Eli de Almeida: Dentre tantos ganhos com este projeto, vale citar:

  • Maior giro de estoque;
  • Menor quantidade e valor dos itens sem movimentação há mais de 120 dias;
  • Redução/Eliminação da necessidade de compras locais e emergenciais;
  • Menor desembolso em compras (impacto no fluxo de caixa);
  • Maior disponibilidade mecânica dos veículos;
  • Maior facilidade de gestão: transferências abertas/fechadas no período, índice de transferências realizadas, etc.
  • Alertas em todas as fases do processo.

 

Vix Labs: Como você, sendo um dos gestores do projeto, analisa a importância de projetos que aumentem a eficiência e produtividade, agregando valor à VIX?

Eli de Almeida: O engajamento do time na realização das mudanças é muito importante, pois incentiva os colaboradores a se tornarem profissionais e pessoas melhores continuamente. Projetos como esse contribuem para otimizar o desempenho e melhorar o resultado da organização, enfim, todos ganham.

 

Vix Labs: Que outras iniciativas inovadoras ou do setor você gostaria de destacar?

Eli de Almeida: O Suprimentos tem várias outras iniciativas, tais como: Automatização das Entradas de Notas Fiscais; Inventário QR Code (virtual e contábil); Automatização de Extração dos Dados dos Indicadores de Desempenho para Alimentação do Power BI.

 

Vix Labs: Como você acredita que o Vix Labs pode apoiar neste trabalho e em projetos de outras bases/contratos?

Eli de Almeida: Não dá para pensar em como aumentar a produtividade sem capacitar a equipe. Cada um dos colaboradores precisa entender muito bem não só sobre suas tarefas, mas também sobre a relevância delas em todo o processo. O Vix Labs tem um papel de suma importância no apoio, capacitação da equipe, facilitar o relacionamento entre as partes envolvidas (pessoas de processos diferentes, mas que têm sinergia no respectivo projeto). Fazer a ponte e encurtar os caminhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *