11 jan 21

POLI Macaé a todo vapor com projetos inovadores

O contrato POLI, em Macaé/RJ, do cliente Petrobras inclui administração de armazéns, transporte rodoviário e entrega de materiais para embarque, incluindo a parte fiscal e estrutural, ou seja, é uma grande operação logística integrada.

Com o POLI a VIX incorporou parte das atividades do antigo contrato Macaé III e também serviços prestados por outras empresas para a Petrobras, unificando toda a operação e se tornando o principal operador logísticos do cliente em Macaé/RJ.

Entrevistamos o gerente do contrato Erick Bastos para falar um pouco sobre inovação e dois projetos que estão a todo vapor: Cluster que prevê a roteirização e planejamento da entrada/retirada das cargas dos canteiros atendidos pelo contrato, permitindo um processo assertivo; e o Triagem que visa a remodelação de um setor inteiro, da estrutura a parte sistêmica, passando pela qualificação da equipe, permitindo que o processo se torne mais fluido. Ambos projetos contam com apoio do Vix Labs.

 

Vix Labs: Quais serão os principais ganhos, para a VIX e para a Petrobrás, com os projetos Cluster e Triagem?

Erick Bastos: Esses projetos buscam uma interação harmônica entre diferentes atividades realizadas dentro do nosso contrato, sobretudo porque atacam processos críticos e interagem com praticamente todos os nosso clientes, internos e externos. Outros ganhos também estão previstos: redução de riscos e de custos, aumento da eficiência e melhores resultados nos indicadores e na medição. Porém, o principal ganho será a transformação que a equipe VIX realizará em processos nunca antes trabalhados pela empresas anteriores e tão pouco pela Petrobras, o que permitirá um posicionamento estratégico perante os demais concorrentes, além do reconhecimento pelo bom serviço prestado pelo cliente.

Esses projetos estão sendo implementados em processos que já existiam dentro da logística do nosso cliente, então isso acrescenta um desafio extra: realizar os ajustes necessários com o ”carro andando”.

 

Vix Labs: Qual a importância de projetos que aumentam a eficiência e produtividade do negócio?

Erick Bastos: Os resultados da empresa são potencializados, pois a otimização aumenta a qualidade dos serviços e produtos, melhora a situação financeira da empresa e amplia nossa boa relação com os nossos clientes. Para a Petrobras, os projetos preveem a melhoria no processo de recebimento de materiais usados, tornando-o mais rápido e menos burocrático, além de roteirizar e programar as viagens para os canteiros das empresas contratadas, permitindo um planejamento de qualidade, reduções de cancelamentos de notas fiscais e melhor gestão das contratadas, que é benéfico para todos os envolvidos, proporcionando assim, uma relação “ganha-ganha”.

 

“Projetos que nos tiram da caixinha, que nos fazem pensar diferente,

que buscam melhorias para os nossos processos precisam ser encorajados.”

Erick Bastos, Gerente de Operações

 

Vix Labs: Que outras iniciativas inovadoras temos no POLI Macaé?

Erick Bastos: Tenho a sorte de ser gestor de um time inconformado, que está sempre procurando inovar. Todos os setores são estimulados a pensar em como “fazer mais, melhor e com menos esforço”. Algumas processuais como a implantação do Lean em nossa carpintaria (case campeão do Prêmio Manutenção de Ideias 2019), Pool de Equipamentos, Centro de Distribuição (case finalista do Prêmio Qualidade 2019). Outras iniciativas mais tecnológicas como a Automatização de Processos (SAP script, planilhas inteligentes), Check-list de Viagem Eletrônico, além de outras que ainda foram impulsionadas durante a pandemia (como o TINF Virtual e a Central de Saúde com painéis de acompanhamento). O importante é não se acostumar, não permitir que o dia a dia consuma nosso olhar crítico.

 

Vix Labs: Como você acredita que o Vix Labs pode apoiar neste trabalho e em projetos de outras bases/contratos?

Erick Bastos: Projetos que nos tiram da caixinha, que nos fazem pensar diferente, que buscam melhorias para os nossos processos precisam ser encorajados. Acredito que essa é a grande contribuição do Labs para as nossas equipes: nos apoiar para avaliar os nossos processos e iniciativas com um olhar crítico, trazendo novas metodologias, abordagens e auxiliando na construção de uma mentalidade inovadora.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *