12 Nov 20

A ascensão do diretor de design: como se tornar um líder na área

Design e inovação não são mais apenas dois aspectos desejáveis, porém dispensáveis, para as empresas que queiram prosperar no ‘novo normal’ e ir além. Nesse sentido, um novo cargo tem ganhado importância em empresas e organizações: abram alas para a ascensão do CDO ou Diretor Executivo de Design.

O momento de começar a desenvolver habilidades de liderança é agora. Pessoas que atualmente assumem papéis de champion da equipe, product owner, líder de design de produto ou outras funções de líder na área possuem grandes chances de se integrarem à diretoria do futuro e incorporarem metodologias de design no tecido de suas organizações.

Antes de analisar as habilidades específicas que são necessárias para desenvolver uma liderança em design, é importante avaliar os traços fundamentais que novos líderes em design já estão usando em seu trabalho.

São habilidades como:

  • Encontrar e criar oportunidades para uso do design em projeto ou negócio.
  • Adotar novas abordagens para analisar e entender as demandas dos clientes e para ter visão para gerar soluções inovadoras e significativas.
  • Gerenciar de maneira eficaz equipes e prazos.
  • Melhorar a expertise da empresa, desenvolvendo habilidades em várias equipes.
  • Comunicar-se igualmente com executivos e equipe.
  • Engajar a organização na construção de um caminho definido para alcançar um futuro desejável, construído com base em novas formas de trabalho e em comunicação aberta.

 

Os quatro novos traços para se tornar um líder em design

 

1. Criar uma visão para o grupo

Um líder de design sabe qual é o valor de ter uma ‘estrela guia’. Consideramos que ‘estrela guia’ é criar uma visão do que o projeto vai alcançar. A estrela guia define não só os objetivos, mas também mantém todas as partes interessadas envolvidas com a visão de futuro para a qual estão trabalhando.

Ter uma visão clara também cria um alinhamento completo e uma cultura de consenso entre os membros da equipe. Um líder de design sabe como criar essa visão e incentivar as pessoas a chegarem a ela.

2. Expressar o valor do design

De acordo com o consultor Peter Merholz, um líder de design deve ser confiante para expressar o valor do design, se comunicando ao mesmo tempo como diplomata, advogado e arquiteto. Essas três maneiras de se comunicar garantem que o design estará sempre em posição de destaque na organização e também no mercado.

3. Agir como um treinador

Um líder de design também deve agir como um treinador para obter o melhor de suas equipes e parceiros externos. Nesse sentido, os líderes precisam compreender como dosar as necessidades dos membros da equipe com as necessidades coletivas dos times ou dos projetos. Um grande líder de design também  sabe como orientar seus liderados de forma construtiva.

4. A etapa final do design

É a parte mais importante de qualquer projeto da área. Exige compromisso com a prática e excelência no design. Um verdadeiro líder em design sabe o que é bom design – seja UX, UI, tecnologia, facilitação, estratégia, pesquisa, insights do usuário, testes e lançamentos de produtos -, realiza a execução com uma visão clara e sabe quais são os métodos necessários para direcionar o trabalho.

Bons líderes se esforçam para que a equipe alcance um padrão alto. Cada projeto deve construir seus conhecimentos para alcançar continuamente níveis mais altos de criatividade e inovação.

 

O design é uma das ferramentas mais poderosas que temos para transformar nossas empresas, sociedades e governos. Todas as indústrias devem começar a desenvolver sua capacidade de liderança e design. O momento de desenvolver as habilidades do futuro é agora.

O próximo líder pode ser você!

 

Fonte: https://escoladesignthinking.echos.cc/blog/

Leia o artigo na íntegra clicando aqui.

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